Com que frequência devo dar banho no meu cachorro?
Embora seja importante dar banho regularmente ao seu cão, não deve fazê-lo com muita frequência, pois pode causar irritação na pele, além de ressecamento e outras condições.
Com isso em mente, com que frequência você deve dar banho em seu cachorro? A resposta dependerá de uma variedade de fatores, como estilo de vida do seu cão, tipo de pelagem e condição de saúde.
Cães com pelagem mais longa são propensos a ter mais sujeira e detritos presos em seus pelos, exigindo mais banhos (cerca de uma vez por mês, dependendo de quão sujos ficam), enquanto cães com pelos mais curtos só precisam de banho uma vez a cada 3 meses.
Se o seu cão é ativo e gosta de brincar na lama e na sujeira, ele precisará de mais banhos do que os filhotes que passam a maior parte do tempo dentro de casa.
Você também pode dar banho em seu cão se ele estiver coberto de lama e sujeira, cheirar mal ou se tiver pelo oleoso. Apenas lembre-se de não exagerar ou terá que procurar por um laboratório veterinário.
Se o seu cão tiver uma alergia ou uma condição de saúde específica, seu veterinário pode dizer que seu cão precisa tomar banho com mais ou menos frequência.
Se você não tem certeza com que frequência deve dar banho em seu filhote, uma vez a cada 2 ou 3 meses é um bom guia a seguir. No entanto, é sempre melhor perguntar ao seu veterinário, que poderá informá-lo sobre as necessidades específicas de banho do seu cão.
Por que devo dar banho no meu cachorro?
Embora os cães geralmente sejam muito bons em dar banho em si mesmos, ainda há momentos em que eles precisam de ajuda extra, especialmente se gostam de rolar na lama, nadar em lagos ou se sua pelagem tende a ficar naturalmente oleosa.
Existem várias razões pelas quais você deve dar banho em seu cão regularmente, desde ajudá-lo a cheirar melhor e reduzir o derramamento até fortalecer o vínculo que você tem com seu filhote. Aqui está uma lista de razões pelas quais é importante dar banhos de rotina ao seu cão:
- Ele remove a sujeira e detritos de sua pele;
- Ajuda a prevenir problemas de pele;
- Reduz o derramamento;
- Ajuda-os a cheirar melhor;
- Dar banho no seu cão também lhe dá a chance de monitorar o bem-estar geral do seu cão e ficar atento a quaisquer sinais de condições emergentes, como vermelhidão, inchaço ou inchaços incomuns nas orelhas, patas, unhas ou pele. Você ainda tem a chance de verificar se há parasitas externos, como pulgas, ácaros e carrapatos. Se você vir algum desses sinais incomuns ou parasitas externos, ligue para o veterinário e agende uma consulta.
Ao se preparar para a tarefa de dar banho em seu cão, você pode tornar a tarefa significativamente mais fácil para você e seu cão. Saber como dar banho em seu cão e estar preparado para a tarefa pode tornar o processo mais fácil para você e seu companheiro canino.
Dando banho no seu cachorro!
- Escolha onde você quer dar banho em seu cachorro, pode ser uma pia, banheira, pátio ou piscina infantil. Certifique-se de dar banho no mesmo lugar todas as vezes para que eles saibam o que esperar.
- Reúna os suprimentos necessários, como um tapete antiderrapante (se estiver usando uma banheira), uma escova, um esfregão e um xampu especialmente formulado para cães. Nunca use xampu ou condicionador humano em seu filhote, pois pode irritar a pele e machucar os olhos. Seu veterinário poderá informá-lo sobre os melhores alimentos para o seu cão.
- Comece escovando o pelo do seu cão da cabeça ao rabo para soltar a sujeira e remover nós e nós.
- Use água morna ao lavar seu cão (nunca use água quente) e mantenha a água fora do rosto do seu cão.
- Fale com seu cão com uma voz calma e suave, acaricie-o com frequência e ofereça elogios e guloseimas quando ele estiver se comportando. Se o seu cão começar a resistir e lutar, espere que ele se acalme novamente antes de continuar.
- Ensaboe e massageie o xampu por todo o corpo do seu cão, certifique-se de não deixar nada nos olhos, ouvidos ou rosto. Você pode começar pelas patas e subir até a cabeça, para fornecer menos oportunidades para o xampu escorrer para o rosto.
- Lave o seu cão da cabeça à cauda. Continue enxaguando neste padrão até que você tenha tirado todo o sabão da pele do seu cão, porque qualquer sabão deixado para trás pode causar irritação.
- Seque bem o seu cão com uma toalha quente e limpa para ajudá-lo a secar ao ar mais rápido.
- Deixe o pelo do seu cão secar ao ar. Não use secadores de cabelo quentes projetados para cabelo humano porque eles podem ser muito quentes para a pele do seu cão. Se desejar, você pode investir em um secador de cabelo projetado para cães.
- Recompense seu cão! Eles passaram pelo processo de banho, então dê ao seu cão uma guloseima, muitos elogios e talvez até um pouco de brincadeira.
Quando devo levar meu cachorro a um aparador profissional?
Se o seu cão não gosta de banhos e briga com você toda vez que você tenta colocá-lo na banheira, talvez seja melhor levar seu filhote a um tratador profissional de animais de estimação.
Os tosadores profissionais têm as ferramentas e o treinamento necessários para dar banho em cães de todas as raças, tamanhos e temperamentos com segurança. A pedido, eles também podem fornecer ao seu cão aparas de unhas, tratamentos de depilação, escovação de dentes, limpeza de ouvido, cortes de cabelo e muito mais.