Bone NotíciasSaúdeGorduras saturadas e insaturadas
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Saúde

Gorduras saturadas e insaturadas

Gorduras saturadas e insaturadas

É um erro afirmar –categoricamente– que convém eliminar as gorduras da dieta em toda a sua totalidade, porque desempenham importantes funções estruturais e metabólicas. Como estamos tão acostumados a ouvir nos meios de comunicação, que se deve consumir menos gordura ou optar por alimentos de baixo teor de gordura, tendemos a pensar que todas as gorduras são tão más, e as concebemos como algo negativo. Nada se afasta mais da realidade.

As gorduras constituem um nutriente que nosso organismo precisa para estar saudável. Representam uma de nossas principais fontes de energia e podem ajudar a manter o coração saudável. Não há que demonizarlas, mas saber diferenciar e escolher bem as gorduras que consumimos diariamente, sem deixar de lado o tamanho das porções.

Em torno das gorduras giram muitas dúvidas e confusões: quantos tipos de gordura existem? O são prejudiciais para a saúde? Qual é a melhor qualidade que quantidade? A seguir, veremos como se classificam as gorduras e quais são suas características e propriedades para aprender a fazer uma adequada selecção das mesmas.

Tipos de gorduras

Gorduras saturadas e insaturadas

As gorduras que o corpo recebe os alimentos são agrupados em dois tipos: ácidos graxos saturados e ácidos graxos insaturados. As gorduras insaturadas podem ser mono e/ou poli-insaturadas. E, por sua vez, estas últimas, as poli-insaturadas, são divididos em omega 3 e omega 6.

Cabe esclarecer que todas as gorduras são compostas tanto de ácidos graxos saturados e insaturados como, mas são chamados de uma maneira ou de outra, em função da quantidade de cada tipo de ácido graxo que contêm.

Gorduras saturadas

As gorduras saturadas são considerados “gorduras ruins” em termos alimentares, uma vez que em excesso são prejudiciais para a saúde. O consumo de gorduras saturadas favorece o aumento dos níveis de colesterol no sangue, eleva o colesterol LDL (“mau”), e nos coloca em risco de sofrer ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e doenças do coração.

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Falamos de gorduras que solidificam a temperatura ambiente e estão associados com a obesidade, a diabetes e alguns tipos de cancro, pelo que é recomendável limitar ou reduzir a sua ingestão.

Principalmente, as gorduras saturadas são encontradas em alta proporção em alimentos de origem animal: carnes, enchidos, leites inteiras e derivados como os queijos gordos e o creme de leite. Embora este tipo de gordura não é abundante no reino vegetal, há algumas exceções: o óleo de palma e de coco são ricas em ácidos gordos saturados.

Gorduras insaturadas

As gorduras insaturadas são conhecidos como “gorduras boas” e apresentam inúmeros benefícios para a saúde. Por isso, é melhor consumir gorduras de qualidade que eliminar completamente a gordura da dieta. O ideal é limitar a ingestão de gorduras saturadas e favorecer o consumo de gorduras insaturadas, em níveis adequados, para prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, doenças metabólicas e a obesidade, entre outras doenças.

As gorduras insaturadas são líquidas à temperatura ambiente e ajudam a manter níveis normais de colesterol no sangue. Além de ser cardiosaludables, podem ter um efeito preventivo contra doenças degenerativas e certos tipos de câncer. Subdividem-Se em: gorduras monoinsaturadas e de gorduras poli-insaturadas.

As gorduras monoinsaturadas presentes no azeite de oliva e o óleo de nabo silvestre ou de colza, o abacate e alguns frutos secos, como as nozes. As fontes alimentares de gorduras poli-insaturadas são os peixes (sardinha, salmão, atum, bonito, anchova, cavala…), os frutos secos e os óleos vegetais de girassol, milho e soja, entre outros.

Do lado das “gorduras ruins” também poderíamos incluir um tipo de gorduras insaturadas , que são convertidos em gorduras menos fluidas através de um processo conhecido como hidrogenação, ou seja, passam a ser ácidos graxos insaturados em gorduras trans e funcionam como se fossem gorduras saturadas. São utilizados com o fim de conservar alguns alimentos frescos por mais tempo e fazer com que tenham um aspecto agradável para os consumidores.

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As gorduras hidrogenadas ou transsão especialmente nocivas para o organismo humano, mais do que as saturadas, uma vez que aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL) e os triglicérides e diminuem o colesterol bom (HDL).

De forma natural, podem ser encontrados na gordura das carnes de ruminantes, como bovinos e ovinos, e dos produtos lácteos. Entre os alimentos que contêm gorduras trans são as batatas fritas de saco, snacks, produtos comerciais e confeitaria (bolos, biscoitos, pães, etc.) e refeições prontas.

Também não devemos esquecer os produtos com óleos hidrogenados ou gorduras parcialmente hidrogenadas. A manteiga e a margarina são dois exemplos claros. Não obstante, sempre convém ler os rótulos de informação nutricional dos produtos processados para saber o tipo e a quantidade de gordura que contêm.